abril 29, 2012


Facebook:amizades válidas?

Diria que o termo amizade poderia ser substituído por contatos,muitas vezes perfeitamente válidos e que podem evoluir para amizades,afinidades. Com centenas de milhões de usuários,o Facebook e outras redes sociais menores são uma grande festa onde o mundo inteiro frequenta,percorre,cada um escutando sua música e portando um grande crachá no peito com seus dados principais. Exceptuando-se os de má índole e intenções -que geralmente acabam descobertos depois de algum tempo- forma-se uma rede de pessoas com tendências,gostos comuns que trocam informações,dúvidas,momentos alegres ou tristes. Através desses contatos é possível sair do virtual para o real e tem provocado ou ajudado a acontecer de revoltas políticas até amizades sólidas,namoros ou casamento com pessoas que podem viver à milhares de quilômetros ou serem vizinhos no mesmo prédio e que nunca se cruzariam.

Certamente também deve estar sendo usado para crimes,atos ilegais,mas depende dos cantos desta grande festa que o usuário  resolva percorrer. Tem sido usado para atos covardes de intriga,difamação,mas existem meios para se chegar aos autores e o resultado no seu todo é perfeitamente válido e deve ser estimulado desde que não seja usado de forma compulsiva e substitua as atividades no mundo real. Se por um lado pode induzir ao isolamento,também é uma nova janela que ajuda os solitários,os arredios,as pessoas com problemas de relacionamento,de convívio,numa terapia progressiva que,através do virtual,pode aos poucos os trazer para o mundo aqui fora,real.

Ou seja,redes sociais têm todas as qualidades e defeitos do mundo real,mas com a vantagem de aumentar a vizinhança sem perturbar o sossego...

Nenhum comentário:

Postar um comentário