maio 21, 2011

A escola está nua 

 

 

A impecável senhora coordenadora de cabelos cuidadosamente arranjados,anéis,brincos e balangandãs foi direta,concisa:sou contra o uso de uniformes nas escolas! O uso de roupas da escolha de cada um irá ajudar na formação da personalidade,individualidade... e outras baboseiras das quais já não me recordo,pois fiquei boquiaberto ouvindo o disparate.
A nobre coordenadora de ensino de não sei onde com certeza nunca teve que tomar um ônibus apertado ou um trem de subúrbio para chegar até a escola,suada,amarrotada.
A nobre coordenadora de ensino de não sei onde com certeza nunca teve que lavar a única calça jeans à noite e secar pela manhã com o ferro de passar.
A nobre coordenadora de ensino de não sei onde com certeza nunca teve que remendar ou intercalar as poucas roupinhas compradas em liquidações.
A nobre coordenadora de ensino de não sei onde com certeza não teve um pai ganhando salário mínimo,desempregado ou vivendo de sub emprego.
A nobre coordenadora de ensino de não sei onde com certeza nunca sentiu os sorrisos de escárnio dos colegas pelas costas ou ouviu chacotas a respeito de sua indumentária.
Porque a juventude,com a inconsequência,normal na faixa etária,é geralmente cruel com os que não são escolhidos em seu grupinho...
Formação da personalidade! Mas de personalidades inferiorizadas ou perversas dependendo do quanto os pais podem ou estão dispostos a investir no desfile de moda em que se transforma o ato de assistir aulas! Sem contar no apelo exibicionista do corpo pelas jovens,influenciadas pelas danosas novelas e programas juvenis das TV,o desleixo obrigatório dos rapazes em sua tentativa de fazer parte do contexto,tudo levando à indisciplina e ao baixo rendimento.
O uniforme iguala,facilita,é pratico,pode ser durável e econômico se escolhido com inteligência e nos dias de hoje,com as escolas infiltradas por traficantes,pedófilos,desocupados transitando em seu interior,ajuda até na segurança dos alunos.
O uniforme,Dona Coordenadora,se não ajuda na formação da personalidade e individualidade, pelo menos não penaliza os mais carentes,fazendo da escola um oásis de esperança,onde podem sonhar e se empenhar buscando um futuro melhor em igualdade de condições intelectuais e não um palco onde compareçam para exporem as cicatrizes de uma sociedade desigual e omissa,dirigida por personalidades como a Senhora,distantes da realidade,sujeitas ao mesmo destino de outra do mesmo tipo que comentou:
-Não têm pão? Que comam brioches! 
 
 

5 comentários:

  1. Pedro,
    Sim, brilhante o que escreveu!
    E será que a nobre coordenadora esteve Nu na Entrevista, como tão bem observou Filipa Saanan:
    "...trabalho, fim precípuo dos Estudantes, egressos do Ensino Médio ou do Ensino Superior, os Gestores de RH, ou Headhunter,selecionam Profissionais para as Empresas não por meras leituras de um C.V., o Candidato deve superar etapas, a saber:


    - Entrevistas: onde além de avaliar saberes específicos referentes ao cargo pretendido, mensurada sua capacidade e qualidade coloquial [ou seja, como fala, a logica de seu discurso, seu ordenamento dialógico, sua capacidade de decodificar as questões apresentadas pelo entrevistador;


    - Testes Psicológicos: para medir equilíbrio, autocontrole, habilidades de liderança, compartilhamento, sociabilidade, e capacidade de integração em equipes;


    -Redação: para avaliar seu domínio da Língua Portuguesa e de outros idiomas exigidos.
    Se aprovado nestas etapas, o Profissional segue para os Testes Práticos, inerentes a Função que a Vaga ofertada exige.
    Este Processo é um teste de Empregabilidade do inglês Employability, ou de LOVEABILITY, que busca avaliar quanto este Profissional submetido a ele, possui qualidades, saberes e conhecimentos desejados pela Empresa."
    Parabéns por se postar ao lado dos que querem defender aqueles brasileiros que "nobres' desejam jogar no reino fétido da exclusão social.
    Todas as salvas e palmas que dediquei a Elane Tomich e a Filkipa Saanan,
    abraços,
    Eliana Crivellari-BH-MG

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  2. Eliana:grato pelo comentário."Equilíbrio, autocontrole, habilidades de liderança, compartilhamento, sociabilidade, e capacidade de integração em equipes"fatores que determinarão o cidadão e o bom profissional,repousam sobre os alicerces construídos nas primeiras etapas da vida escolar,não na Universidade.Se a base foi moldada cheia de falhas,o homem desmoronará diante dos desafios...

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  3. Excelente! Um abraço da leitora
    Belvedere

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  4. Obrigado,Belvedere,grande abraço

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  5. Pedro, obrigada por estar conosco.
    Acho que fiz uma boa escolha, seu artigo muito bom, por tal bem aceito pelos Leitores de Literacia.
    Abs, e em frente!
    anamerij

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