dezembro 04, 2011

Até que apareceu o seu Inácio -que depois adoeceu de tanto falar defendendo o povo pobre,que o padinpadiciço o proteja- e a mulher dele que agora cuida das terras,dona Dirma,mulher forte,sempre sorrindo para nós,andar decidido,até parece homem...

Seu Inácio e Dona Dirma,os melhores patrões do muuundo!

Eu,Zé Povo e minha mulher,a Raimundinha Sociedade estamos mais que felizes,graças ao nosso padimpadiciço que nos deu o melhor patrão do muuuundo! Nós já estávamos a mais de 20 anos morando tranquilos no barraquinho perto do rio,com nossos 12 filhos,uma rocinha prás necessidades,as panelas e os brinquedinhos das crianças eu fazia de barro e a Raimundinha quando precisava andava até o povoado para vender umas rendas. Até que apareceu o seu Inácio -que depois adoeceu de tanto falar defendendo o povo pobre,que o padinpadiciço o proteja- e a mulher dele que agora cuida das terras,dona Dirma,mulher forte,sempre sorrindo para nós,andar decidido,até parece homem... No começo ficamos assustados,o seu Inácio disse que era dono das terras todas,a Fazenda Brasil e estava só de passagem. Tem um carro forte,um tal de PT 4x4 que não precisa de estradas nem trilhos,passa por cima de tudo! Ele andou de um lado para o outro,entrou na casa,Raimundinha e os preás todos espremidos no canto,olhou as panelas,as rendas,os brinquedos e com a maior bondade do mundo foi falando:
-Seu Raimundo,essa sua terra à beira de rio não vale muito,pode ter enchente e estou vendo que você está na miséria. Não me interessava mexer com terra ruim,mas você está precisando de ajuda,vou dar um jeito nisso. Eu deixo vocês ficarem nesta terrinha e vou dar uns vales,digo,roupa,comida e escola para a criançada. Mas vocês pagarão um imposto,digo,aluguel simbólico,quase uma brincadeira entre nós,Raimundinha trabalha,digo,faz rendas -dou a linha- e você produz,digo, vai fazendo bonequinhos de barro,só para distrair. Depois,uma vez por mês eu passo por aqui pego esse aluguel de brincadeira e deixo a cesta básica,as roupas e livros escolares,comprados com seu,digo,meu dinheiro. Se ficarem doentes avisem quando vier,é só aguentar uns 30 dias. A criançada tem os livros,nem precisam ir à cidade,é só ficar por aqui amassando o barro,comida não vai faltar!
...gente boa,bom coração. Até mesmo para não me cansar eles falam para que eu faça muitos bonequinhos iguais,que fica mais fácil e a Raimundinha muitas rendas do mesmo jeito! Nem precisamos mais pensar! Os coitados devem estar com a casa cheia das nossas coisinhas,mas ele diz que distribui de presente para os amigos,devem ser muitos! Gastando dinheiro com a gente e nós não damos nada em troca. Será que tem mais gente assim,com sorte? Patrão bom...

Nenhum comentário:

Postar um comentário